Veja 6 problemas de comunicação na construção civil e como resolver

9 minutos para ler

A comunicação na construção civil é essencial por diversos aspectos. Os principais deles são o prazo da entrega da obra e o gasto de recursos empregados — o que afeta a experiência do cliente. Por falta de uma comunicação eficiente, a compra de materiais pode sair errada; etapas, ser entregues fora da data, e acidentes, acontecer.

Com certeza você já teve que descascar algum abacaxi por causa de falhas na comunicação na construção civil. Afinal de contas, a vida de um engenheiro ou arquiteto é “passear” entre o escritório e o canteiro de obras. Nesse processo, você recebe muitas informações e fala com muitas pessoas. Porém, não se preocupe, estamos aqui para ajudar.

Falhas de comunicação na construção civil, saiba como resolver esses 6 problemas

Neste post, vamos mostrar como resolver esses ruídos no diálogo que tanto impactam os resultados de uma obra. Boa leitura!

1. Falta e excesso de informação

A falta de informação é o principal problema de comunicação em uma obra. Isso porque ela se apresenta em diferentes setores, mas a parte “boa” é que, geralmente, esse ruído acontece por alguns motivos. Então, é fácil identificar e corrigir cada um deles, que podem ser:

  • falta de diálogo entre os colaboradores envolvidos;
  • informação com restrição de acesso;
  • dados manipulados por muitas pessoas;
  • fluxo de comunicação muito grande e complexo.

Já o caso oposto, excesso de informações, também é um problema. Além de confundir os colaboradores com o que é desnecessário, você está sujeito ao roubo e exposição de dados sensíveis aos projetos.

Como resolver

Primeiro, é importante que todos os colaboradores estejam cientes do quão importante é se comunicar com a equipe, reportando modificações pontuais. Assim, você estimula o diálogo, mas lembre-se de investir em canais internos eficientes, como e-mail corporativo ou aplicativos de conversação.

O segundo ponto a ser trabalhado deve ser o fluxo de comunicação da empresa. Ele precisa ter uma estrutura simplificada e que dê uma visão 360º do que está acontecendo. Além disso, os dados devem ter níveis de prioridade de informação e, para isso, precisam ser classificados.

Isso evitará que as informações demorem a chegar onde precisam chegar. Ademais, diminui a quantidade de pessoas que pode editar os dados trocados, ao mesmo tempo que garante que todos os interessados possam visualizá-los. Essa simples diferença, entre editar e visualizar, dá mais transparência e segurança aos processos de informação.

Por isso que a classificação da informação é importante, pois os acessos só serão permitidos para quem realmente precisa ver ou modificar. É a classificação de dados que permite o colaborador certo ter acesso ao que quer e na hora que precisar.

2. Diálogos pouco produtivos

Você já foi em uma reunião tão improdutiva que teve a impressão de sair dela com menos informações do que quando chegou? A falta de diálogos produtivos também é um problema de comunicação na construção civil. É desse jeito que você perde tempo e não tem dados suficientes para dar continuidade à sua etapa.

Como resolver

Quando for lidar com reuniões, é importante seguir algumas dicas importantes:

  • tenha em mãos aquilo que será usado — informações do que você precisa transmitir e perguntas que precisa fazer;
  • seja objetivo durante sua fala, otimizando o tempo de conversa;
  • tire todas as dúvidas que tiver, obtendo o máximo de informações importantes;
  • mantenha os tópicos de propostos para a reunião.

Quando você estiver promovendo a troca de informações com sua equipe, é bom pensar em:

  • repassar as informações necessárias;
  • pedir informações do que está acontecendo;
  • acompanhar pendências e combinados feitos na última reunião;
  • estimular o diálogo com seu time.

3. Falta de sinalização adequada

Os colaboradores que trabalham in loco são os mais prejudicados com os problemas de comunicação na construção civil. Isso porque o canteiro de obras é grande e um ótimo lugar para acontecer acidentes. A sinalização adequada ajuda sua equipe a saber o que deve fazer, onde fazer e como fazer.

Se uma perfuração estiver mal sinalizada, mesmo que a pessoa esteja com equipamentos de segurança, ela pode se machucar. As penalidades para a empresa podem ser muitas, como ações jurídicas e indenizações para o colaborador ou sua família. Embora isso nem se compare com as fatalidades que podem acontecer nos acidentes de trabalho.

Como resolver

A sinalização adequada do canteiro de obras ainda é uma ótima forma de evitar problemas de comunicação na construção civil. O uso de quadros, placas e cavaletes é importante, pois podem ser colocados em pontos estratégicos e destacados. Assim, a mensagem é entregue ao maior número possível de colaboradores.

As informações importantes de uma grande obra comercial são:

  • áreas de risco e quais equipamentos usar para o risco apresentado;
  • horários de entrada e saída;
  • procedimentos de emergência;
  • telefones úteis;
  • andamento da obra.

4. Falta de integração das informações

A integração das informações é muito importante para a comunicação de grandes empresas da construção civil. É dessa forma que você consegue diminuir os ruídos na hora de conversar com outros departamentos. Além disso, a falta de integração atrapalha os processos que dependem de diferentes setores, como a entrega e recebimento de documentos.

Como resolver

A tecnologia deve ser uma aliada nesse momento, utilizando integrações com a rede empresarial e Internet. O armazenamento em nuvem é uma boa pedida, pois há segurança no armazenamento de dados. Ademais, o acesso pode ser feito de qualquer lugar com acesso à Internet, como celular ou computador.

As plataformas de comunicação desenvolvidas especialmente para empresas de construção civil são as mais indicadas. Com elas você consegue centralizar os dados de todas as etapas do projeto e distribuí-los exatamente para quem precisa receber. Seu trabalho se torna mais transparente e seguro.

5. Entrega ineficiente das mensagens

Já aconteceu de enviar uma mensagem no WhatsApp e a pessoa receber só no dia seguinte? Dependendo da urgência do assunto, isso pode ser muito incômodo. Imagine, então, como essa situação fica mais complicada em um ambiente de trabalho no qual a comunicação é tão importante, como a construção civil. As mensagens trocadas entre os envolvidos no projeto precisam ser eficientes.

Caso contrário, você pode ter:

  • falta de informação;
  • atraso com prazos;
  • compras erradas;
  • perda de tempo.

Como resolver

Quando falamos de comunicação eficiente, é preciso pensar em todas as barreiras que ela tem. Isso inclui as barreiras físicas, pois muitas vezes sua equipe está no canteiro de obras, e você, no escritório. Para esses casos, não tem como, você precisa envolver a tecnologia e equipamentos modernos. Por isso, sistemas eficientes de conversação precisam ser implementados.

Um sistema de comunicação ideal precisa:

  • oferecer suporte a diferentes formatos — texto, áudio, foto e vídeo;
  • permitir notificações e alertas;
  • integrar diferentes canais de comunicação — e-mail, redes sociais e site.

6. Excesso de burocracia para acessar dados

Esse é um problema que pode gerar falta de informação, pois limita o acesso que os colaboradores precisam ter. É importante que não haja barreiras entre sua equipe e o que eles precisam para executar seus trabalhos.

A segurança dos dados pode ser feita com sistemas e senhas, mas nunca com requisições. Isso porque as requisições geram uma demanda desnecessária, precisando que alguém ou algo libere o acesso — o que pode demorar.

Como resolver

Para que seu fluxo de comunicação seja simples e dinâmico, você precisa automatizar o acesso de dados. Essa automatização deve garantir a segurança dos dados, mas permitir que o colaborador seja autônomo nesse processo. Ou seja, diminuir as barreiras burocráticas entre as equipes e as informações importantes.

Otimização da comunicação na construção civil, conheça a solução perfeita da Banib

A tecnologia é essencial para desenvolver melhorias na comunicação da construção civil. Você pode perceber que, ao longo do post, muitas dicas sugerem investimentos em sistemas informatizados. O motivo é simples: as inovações quebram barreiras e alcançam pessoas. É por meio delas que conseguimos melhorar o tempo de respostas e garantir entrega das mensagens.

A Banib é uma startup de tecnologia que já foi reconhecida como TOP 5 no ranking da Valor Econômico de 2018. Por isso, temos orgulho de dizer que a solução perfeita para otimizar sua comunicação na construção civil já é possível. O nosso diferencial é colocar as pessoas no centro das soluções — você e seus clientes.

Nós desenvolvemos a solução Banib Conecta, por onde você pode:

  • acompanhar o andamento de uma obra;
  • analisar dados de um levantamento;
  • divulgar e demonstrar visualmente detalhes da obra;
  • integrar as informações necessárias para cada etapa;
  • distribuir dados para as equipes;
  • apresentar imagens em reuniões;
  • acessar relatórios informativos.

Existem muitos fatores que podem gerar problemas de comunicação na construção civil. A tecnologia é o único método que está preparado para lidar com todos eles. Ao implementar uma plataforma de comunicação eficiente, sua empresa de engenharia e construção só tem a ganhar. Por isso que a Banib quer ajudar você a superar esses obstáculos na troca de informação.

O que acha de conhecer mais sobre a Banib Conecta? Converse com um de nossos especialistas e saiba o que podemos fazer para tornar seu negócio mais produtivo e lucrativo!

Posts relacionados

Deixe uma resposta