Por que e como fazer um relatório de obra na construção civil?

9 minutos para ler

O processo de construção ou reforma de um imóvel costuma ser bem complexo, exigindo não só bastante especialização por parte dos profissionais, mas também ferramentas e processos que facilitem o cumprimento dessa tarefa. Dentre eles, podemos incluir a elaboração do relatório fotográfico de obra na construção civil.

Mesmo que não seja algo tão comum para você, trata-se de uma ferramenta muito útil em qualquer trabalho. Esse tipo de relatório não é obrigatório, mas pode beneficiar bastante o andamento da obra. Especialmente se você tem que lidar com um projeto comercial muito complexo ou precisa apresentá-lo a outras pessoas.

Para ajudar a entender melhor a importância do relatório fotográfico e como fazê-lo corretamente, separamos neste artigo algumas informações. Acompanhe.

O que é o relatório fotográfico de obra?

Como o nome já deixa a entender, trata-se de um relatório que utiliza fotos para facilitar a avaliação da obra. Mais do que um texto com algumas imagens anexadas, é um relatório focado completamente no conteúdo das fotos para permitir a melhor visualização de todo a obra e seu progresso.

Sua aplicação pode ser feita de várias formas e em vários momentos, desde um levantamento inicial do local, os primeiros estágios de projeção da planta até o momento da venda/entrega do empreendimento. Em cada um desses casos, as fotos proporcionam uma boa vantagem na hora de avaliar certos detalhes que normalmente se perderiam em uma descrição ou na memória.

Qual é sua importância?

Se você tem a responsabilidade de aprovar as vistorias, usa este documento para registrar não conformidades, pendências ou mesmo aprovar ações realizadas na obra, sem mesmo estar lá fisicamente. Então, em caso de obras comerciais, é imprescindível para demonstrar a evolução e andamento do projeto feito pelas gerenciadoras ou construtoras aos responsáveis em vistoria dentro da empresa. Ele certamente proporciona diversas vantagens, tanto para a construtora, gerenciadora seja em caso de reforma ou expansão.

Veja aqui alguns dos principais exemplos.

Registro confiável da qualidade do imóvel

Uma das principais dificuldades no processo de construção de muitas obras é comprovar a qualidade de toda a estrutura, seja para a vistoria, seja para a avaliação dos clientes. Há muitos detalhes que precisam ser acompanhados durante o processo de construção, mas que não podem ser propriamente verificados após a entrega da obra.

Utilizar fotos como parte do seu relatório é uma ótima maneira de evitar esse problema, pois, por meio do registro, todas as atividades e os equipamentos utilizados ficam bem aparentes, mesmo depois de ser colocada a cobertura e o resto da estrutura estar finalizado. Bem mais prático e seguro do que ter que verificar toda a fiação e encanamento.

Portfólio para o profissional e empresas de engenharia civil

Quem trabalha com administração e corretagem de imóveis sempre precisa de algo que ateste sua capacidade de entregar uma obra com o nível de qualidade esperado. E, a menos que você possa exibir outras obras nas quais trabalhou, essa tarefa pode ser um pouco difícil. Especialmente se você atuou em projetos mais antigos que podem não representar a qualidade do seu trabalho.

Nesses casos, ter fotos demonstrando como foi realizado o processo de construção, incluindo possíveis erros e os métodos que você usou para remediá-los, mostra-se bastante útil. Essa possibilidade agregará bastante valor ao seu trabalho e de sua companhia, o que ajuda na hora de conseguir novos contratos ao longo do tempo.

Mais facilidade para lidar com vistorias

O processo de vistoria é um dos principais empecilhos na entrega de um imóvel para o cliente final. Ainda é uma etapa necessária para garantir o máximo possível de segurança aos usuários de um determinado espaço, mas o processo de conferir todos os detalhes tende a ser lento e demorado.

Felizmente, o relatório fotográfico de obra também pode ser uma boa ferramenta aqui. Quando você elabora esse tipo de registro para as atividades realizadas durante uma construção ou reforma, ele também serve de referência para a determinação de vários fatores, como as condições do espaço, pintura, entre outros. Sendo assim, você pode usá-lo para poupar tempo.

Comparação do estado da obra e equipamentos ao longo do tempo

Uma das maiores utilidades desse relatório, na verdade, é a possibilidade de acompanhar com mais precisão o progresso da sua equipe. Ao desenvolver um projeto de engenharia civil, é importante demonstrar aos clientes que o imóvel está progredindo em um ritmo adequado. E as fotos são uma ótima ferramenta para isso.

É bem fácil comparar duas imagens para criar um cenário de “antes e depois” para os diversos pontos da obra. Dessa forma, você terá uma diferenciação bem clara para exibir sempre que alguém questionar se o desenvolvimento da obra está ou não seguindo como o planejado.

Isso é especialmente importante para administradoras de imóveis, já que os profissionais responsáveis não precisam necessariamente estar na obra.

Quando esse relatório deve ser feito?

Normalmente ele é feito semanalmente, mas vai depender do processo estabelecido entre a gerenciadora e empresa. O relatório apresenta vários benefícios para seu processo de construção e administração de tarefas, o que é indispensável para empresas que trabalham com projetos de grande porte.

Com uma rotina bem estabelecida, você pode ter um arquivo extenso de todo o desenvolvimento da obra e dos recursos utilizados. Isso também será útil na hora de verificar contas e demonstrar sua performance.

Como fazer o relatório fotográfico de obra?

Digamos que você tem um projeto em andamento e deseja utilizar esse tipo de relatório em sua obra. Como você pode fazer isso corretamente?

Veja aqui algumas dicas de por onde começar.

1. Estabeleça uma rotina semanal de fotos

O que dá ao relatório sua principal característica é focar as imagens como forma de avaliação do imóvel. Sendo assim, para que ele seja rico o suficiente e sirva de referência no futuro, é necessário tirar fotografias regularmente de todos os cantos e estágios da obra. De preferência, todos os dias ou semanas.

Para começar, estabeleça uma rotina, um horário ou número de horários nos quais você ou outra pessoa responsável deve tirar uma foto de uma parte da obra para incluir no relatório. Além disso, defina algumas situações excepcionais nas quais também é necessário fazer um registro, como na conclusão de uma tarefa ou quando é encontrado um defeito.

2. Crie um padrão de nomeação e armazenamento

Claro que você não quer todo o seu relatório fotográfico de obra espalhado entre diferentes aparelhos pela sua equipe. É necessário unificar todos esses aspectos para que eles sempre sirvam como referências rápidas. Para isso, você deve ter um padrão de nomeação para os arquivos e um espaço único de armazenamento.

O ideal é sempre começar com a data na qual a imagem foi registrada, quem tirou a foto e qual é o conteúdo. Outras informações podem ser adicionadas em outras partes do relatório, mas a nomeação será o ponto-chave para permitir que esses dados sejam organizados e recuperados, quando for necessário.

3. Insira observações em cada foto

Por fim, este não seria um relatório se você não relatasse algo, não é mesmo? Então, para garantir que todos os dados estão associados à imagem certa, você deve colocar as informações necessárias diretamente sobre a imagem ou em um arquivo associado. Geralmente, criar um arquivo de texto com o mesmo nome da imagem é uma opção.

Porém, existem formas melhores de fazer isso. Se você usar alguma ferramenta que auxilie na criação de um relatório fotográfico de obra, é possível adicionar todos os comentários diretamente sobre o arquivo de imagem sem obstruir a visão, permitindo que outras pessoas vejam marcações importantes e observem certos detalhes à medida que for necessário.

Como a Banib pode ajudar?

Mesmo diante de todas as possibilidades do relatório fotográfico, pode ser difícil implementá-lo em seu negócio com a qualidade de que você precisa. Nesse caso, a Banib é uma ótima opção para facilitar essa tarefa. Veja alguns benefícios que podemos proporcionar.

Melhor experiência de avaliação da obras

Por meio da plataforma Banib Conecta, você pode criar tours em 360º de qualquer ponto da sua obra, permitindo que outras pessoas façam uma avaliação mais aprofundada do empreendimento, mesmo a distância. Isso é ótimo para quem precisa compartilhar informações ou status da obra com outras pessoas da equipe.

Esses tours também facilitam bastante o monitoramento das atividades e comprovação do progresso em uma obra. Dessa forma, é possível prestar contas ao cliente mais facilmente e com mais confiança.

Plataforma prática para registrar seu relatório

Como já mencionamos mais cedo, o seu relatório fotográfico de obra precisa estar organizado em um mesmo espaço e ser de fácil acesso para todos que precisarem dele. Com a plataforma da Banib, você pode criar esses relatórios e acompanhar sem dificuldades todo o desenvolvimento da obra online. Ótimo para quem precisa administrar um projeto de larga escala e não pode estar fisicamente presente com muita frequência.

Com estas informações, você já deve ser capaz de começar a usar os relatórios fotográficos em suas obras de engenharia civil. Lembre-se de que, para que ele tenha a qualidade necessária, você deve investir nas ferramentas certas, especialmente na utilização de um software que facilite sua organização.

Quer conhecer essa plataforma reconhecida no mercado e com todas as funcionalidades de que você precisa para seu relatório fotográfico de obra? Então entre em contato conosco e veja mais sobre a plataforma Banib Conecta.

Posts relacionados

Deixe uma resposta